Registro de Patentes

Registro de Software
17 de janeiro de 2013
Registro de Marcas
16 de janeiro de 2013

O registro de patente fornece uma proteção temporária sobre uma invenção. A outorga da Patente é concedida pelo Estado  que dá ao  seu possuidor direito exclusivo de uso, produção e venda  de um produto  ou processo..

A Patente é um título de propriedade temporária , garantindo aos inventores  proteção à sua criação ou invento. O registro de uma patente é prevenção  que evita  que  concorrentes copiem ou vendam esse produto.

As patentes podem ser classificadas em Patente de Invenção (validade de 20 anos)  e Patente de Modelo de Utilidade(validade de 15 anos).

O registro de patente fornece uma proteção temporária sobre uma invenção. A outorga da Patente é concedida pelo Estado  que dá ao  seu possuidor direito exclusivo de uso, produção e venda  de um produto  ou processo.

Como registrar sua Patente

Pesquisa: A pesquisa prévia é necessária para verificar a viabilidade do pedido de patente.

Depósito: O pedido de patente é requerido através de formulário próprio, no qual são prestadas informações sobre o inventor e sobre sua criação, bem como relatório descritivo, desenhos técnicos e as reivindicações de proteção desejadas. Após protocolar o pedido de patente, em cerca de 60 dias o pedido será publicado na Revista da Propriedade Industrial. A patente permanece em sigilo pelo prazo de 18 meses.

Exame: Após a publicação do pedido de patente (ocorrida após os 18 meses), deve ser recolhida taxa para o exame da patente. Caso não ocorra este requerimento, a patente será arquivada.
Da concessão do privilégio: Atualmente, o prazo médio de julgamento de patentes tem sido de aproximadamente 5 anos, desde a data de depósito. A proteção conferida pela patente será contada desde o momento do pedido, sendo de 20 anos para a patente de invenção e de 15 anos para a patente de modelo de utilidade.
Caso tenha uma Patente,  entre em contato conosco para marcar uma pesquisa prévia.